domingo, 4 de agosto de 2013

Atividade de Fechamento AEE

AEE Fechamento

A função do professor do AEE é de fundamental importância dentro do espaço escolar, pois, dele parte várias ações que deverão ser articuladas para que processo da inclusão seja de fato realidade dentro do contexto escolar, como: articulação com o professor da sala de aula regular, oferecer formação continuada aos professores e a toda comunidade escolar, conhecer a realidade familiar do aluno, criar recursos pedagógicos que atendam a necessidade educacional do aluno, realizar o atendimento na sala de recursos multifuncionais, elaborar e executar o plano de AEE, avaliando sua funcionalidade e aplicabilidade dos recursos educacionais, dentre outras. Ou seja, para atuar no AEE, o professor deve ter formação específica para este exercício, que atenda os objetivos da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Contudo, o professor do AEE participará de cursos de formação ou especialização, indicados para essa formação, ampliando e atualizando seus conhecimentos, em conteúdos específicos do AEE, para melhor atender seus alunos.
Para desenvolver o Atendimento Educacional Especializado, é necessário que o professor conheça seu aluno e suas particularidades. O estudo de caso é imprescindível para que isso aconteça, suas etapas são de suma importância, pois apontam caminhos para que o professor do AEE possa planejar o atendimento específico para cada aluno de acordo com sua Necessidade Educacional Especial, sua história de vida, sua individualidade, seus desejos e diferenças.
Conforme estabelecido na Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, no decreto Nº 6571/2008, o AEE complementa e – ou suplementa – a formação do aluno, visando sua autonomia na escola e fora dela, sendo oferta obrigatória pelo sistema de ensino nas escolas comuns e nas salas de recursos multifuncionais. Portanto, deve ser parte integrante do Projeto Político Pedagógico da escola, assim, é necessário antes de tudo contemplar o PPP da escola com os princípios da educação inclusiva, investindo na formação continuada dos docentes, eliminando as barreiras que impedem o acesso e a permanência do aluno no contexto da escola, desenvolvendo projetos voltados à orientação educativa junto à comunidade escolar, favorecendo assim o processo de ensino e aprendizagem dos alunos que apresentam NEE.

2 comentários:

  1. O texto foi de fácil compreensão e focou os pontos importantes discutidos neste módulo ! Ótima reflexão !

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  2. Achei bastante interessante quando colocas o papel do professor enquanto articulador dos serviços realizados na escola, dentre muitos outros, assim como o estudo de caso como imprescindível para que tudo aconteça da melhor forma possível. Parabéns pelas colocações!

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