sábado, 7 de junho de 2014

PECS (SISTEMA DE COMUNICAÇÃO POR TROCA DE FIGURAS)

1- PECS (SISTEMA DE COMUNICAÇÃO POR TROCA DE FIGURAS)

2- PECS foi criando pensando em educadores, família e cuidadores e é destinado para pessoas com transtorno do espectro do autismo e doenças do desenvolvimento relacionadas. Não há restrição de faixa etária.

3- PECS pode ser usado em variedades de situações e ambientes. Pode ser usado na sala de aula, no AEE, em casa, etc. 


4- 


5- PECS foi desenvolvido em 1985 como um sistema de intervenção aumentativa /alternativa de comunicação exclusivo para indivíduos com transtorno do espectro do autismo e doenças do desenvolvimento relacionadas.
PECS não requer materiais complexos ou caros. PECS começa ensinando uma pessoa a dar uma figura de um item desejado para um "parceiro de comunicação", que imediatamente aceita a troca como um pedido. O sistema passa a ensinar a discriminação de figuras e como juntá-las formando sentenças. Nas fases mais avançadas, os indivíduos aprendem a responder perguntas e fazer comentários. PECS é dividido em 6 fases.




As seis fases do PECS


FASE I
Como se comunicar:
Os alunos aprendem a trocar uma única figura para itens ou atividades que eles realmente querem. 



FASE II
Distância e Persistência:
Ainda usando uma única figura, os alunos aprendem a generalizar esta nova habilidade e usá-la em lugares diferentes, com pessoas diferentes e usando distâncias variadas. Eles aprendem a serem comunicadores persistentes. 



FASE III
Discriminação de figuras:
Os alunos aprendem a escolher entre duas ou mais figuras para pedir seus itens favoritos. Estes são colocados em uma pasta de comunicação com tiras de Velcro ® onde as figuras são armazenadas e facilmente removidas para a comunicação. 



FASE IV
Estrutura de sentença:
Os alunos aprendem a construir frases simples em uma tira de sentença usando um ícone "Eu quero" seguido por uma figura do item que está sendo solicitado. 



Atributos e Expansão de vocabulário:
Os alunos aprendem a expandir suas sentenças, adicionando adjetivos, verbos e preposições. 



FASE V
Respondendo a perguntas:
Os alunos aprendem a usar PECS para responder à pergunta: "O que você quer?". 



FASE VI
Comentando:
Agora os alunos aprendem a comentar em resposta a perguntas como: "O que você vê?", "O que você ouve?" e "O que é isso?". Eles aprendem a compor sentenças começando com "Eu vejo", "Eu ouço", "Eu sinto", "É um", etc.

6- O professor do AEE deverá observar as atitudes e ações dos alunos antes da utilização do PECS-Adaptado, pois, para a utilização do PECS-Adaptado é muito importante saber quais são os maiores interesses dos sujeitos que vão fazer uso deste sistema, já que é a partir das suas maiores vontades que surgirá a vontade de se comunicar. Assim, é muito importante a participação dos familiares, para enriquecer as informações sobre as preferencias do aluno. O professor do AEE confeccionará os cartões de comunicação com velcro no verso. Depois da confecção o professor poderá ainda dar suporte ao aluno, além de estimular o uso do PECS.

Site: http://www.pecs-brazil.com/pecs.php



3 comentários:

  1. Achei sua postagem muito didática, pois fica claro ao professor que queira desenvolver a atividade quais são os passos necessários.
    Abç e parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  2. Olá Gizelda!
    Gostei do seu recurso,é um ótimo recurso para ser trabalhado em sala de aula regular.

    ResponderExcluir
  3. Gizelda,Ótima sua postagem o passo a passo que vc usou deixou bem claro e viável à qualquer um que se prontifique a fazer uso desse recurso de CA, valeu!

    ResponderExcluir